28 de dezembro de 2010

A Aranha e o Elefante

Uma aranha e um elefante, brincaram o dia inteiro quando se aperceberam que era tarde e antes de cair a noite tinham de regressar aos seus esconderijos. Porém, depararam-se com um rio e não sabiam como atravessá-lo. A corrente era muito forte e mais à frente uma enorme cascata, enchia-os de terror.
O elefante encontrou um tronco de uma grande árvore caído no chão e disse à aranha:
- Olha, vamos atravessar o rio. Tu vais à frente, por cima do tronco a indicar-me o caminho e eu com toda esta minha força vou empurrar o tronco até à outra margem.
Quando estavam prontos, a aranha gritou:
- Elefante, pára. Esqueci-me dos meus óculos na casa da árvore. Se apareço em casa sem eles, os meus pais vão ficar muito zangados, além de que amanhã não vou conseguir ver o quadro da aula. Vai-te embora que eu vou buscá-los.
O elefante respondeu:
- Aranha, sou teu amigo e não te vou deixar. Vai buscar os óculos enquanto eu vou trabalhando na nossa ponte.
Diz a aranha:
- Está bem, mas tem cuidado, tu és um pouco gordinho e podes cair.
Ao verificar se o tronco estava fixo ao chão, o elefante escorregou e caiu ao rio, sendo arrastado em direcção à cascata.
Vinha a aranha muito contente com os seus óculos, a pensar na grande prova de amizade que o elefante lhe tinha dado, quando ouviu uma voz aflita que gritava:
- Ajudem-me! Estou a cair! Vou-me afogar! Aranhaaaaaaaaaaaaa!!!!
A aranha reconheceu logo a voz do elefante, e tudo fez para o ajudar. Até o conseguir, teve de atravessar árvores, ervas daninhas e outras pequenas plantas. Teceu depois uma enorme teia onde embrulhou o seu amigo elefante, prendendo-o ao tronco que ele tinha colocado no rio para o atravessarem.
Já fora de perigo, mas cheios de medo, os dois muito agarradinhos, pensavam: “Que bonita é a amizade!”
Diz a aranha:
- Então elefante?! Como estás? Magoaste-te muito?
O elefante esticou a tromba como a fazer beicinho e disse:
- Foi só um arranhão, nada de mais. Ainda te posso dar um beijinho e obrigado pela ajuda amiga!
- Não precisas de agradecer elefante. Tu és um verdadeiro amigo…, enquanto fui buscar os meus óculos trabalhaste sozinho e esperaste por mim. “É para isso que servem os amigos”.
Seguiram viagem até à casa do elefante. Quando chegaram, a mãe do elefante disse:
- O que aconteceu à tua tromba meu pequenino?
Respondeu a aranha:
- Não foi nada, são coisas de elefante! Mas lá acabaram por contar a sua aventura. Ela ficou muito contente e disse:
- Já que são tão bons amigos, vou mandar um SMS à tua mãe, e se ela deixar dormes em nossa casa e amanhã à hora certa estarás na tua escola.


MORAL: A amizade é dar e receber. Ajuda sempre os teus amigos, eles também te ajudarão quando for preciso.


Fábula colectiva da turma 7ºE (Maria Basílio e restantes colegas da fila do meio)

0 comentários: