23 de abril de 2009

Deixem o Gato namorar!!



QUEIXINHAS

A Vaca Mocha estava cansada e muito pouco louca. Certo dia, a Vaca Mocha foi ter com a Andorinha.
A Vaca disse:
_ Oh Andorinha, por que é que andas com o Gato Malhado? Ele é má companhia.
A Andorinha não percebia qual era o mal de falar com o novo amigo.
O Papagaio que rezava muito e ensinava moral disse:
_ Pois é, o Gato porta-se mal. Oh Gato, por que é que andas com a Andorinha? Quem gosta da Andorinha é o Rouxinol que é um pássaro…
O Gato respondeu:
_ Se não fosse um Gato, pedia em casamento a minha querida Andorinha que gosto do fundo do coração.
A Vaca Mocha voltou a dizer à Andorinha Sinhá:
_ Deixa-te disso. Namora com o Rouxinol.


( Fábio Oliveira – 8º A e Ruben Santos – 8º B



A VACA MOCHA

A Vaca conversa com o Gato sobre o que aconteceu…
Gato: Vaca, tenho um pedido de desculpas a pedir-te…devemos ter esta conversa.
Vaca: Então vá, diz lá o que tens para me dizer, seu malcriado.
Gato: É mesmo por causa disso que quero falar contigo.
Vaca: (muito irritada) Então rápido que tenho mais que fazer do que aturar gente malcriada.
Gato: Quero pedir-te desculpa pelo que aconteceu e pedir-te que sejas minha amiga.
Vaca: Tua amiga? ( ela gritou) Jamais…Tu és um inútil, de ti só quero distância.
Gato: Eu sei que estive mal, mas estou arrependido.
Vaca: Não. Aviso-te já que só contra a Andorinha gostar de ti.
Gato: Então porquê?
Vaca: Porque tu és um gato, ela é uma Andorinha e, ainda por cima, és malcriado…
Gato: Vá lá, temos de dar sempre uma oportunidade às pessoas.
Vaca: Pronto, está bem, eu aceito as desculpas.
Gato: E podemos ser amigos?
Vaca: Sim, podemos, mas não me peças para estar de acordo com esse namoro. Gato namora com gato, pássaro namora com pássaro.
Gato: Bom, já te ter como amiga é bom!!

( Marcelo Lóia – 8º A)





CARTA DE DESPEDIDA DO GATO Parque, 2 de Fevereiro de 2009



Querida,

Meu bem…estou de partida. Tenho que ir, é mais forte que eu, mas algo me diz que o melhor é mesmo ir. Mal parti e já estou a morrer de saudades tuas. Não sei como vou aguentar tudo, sem te ter ao meu lado. De noite, ao dormir, os meus pensamentos vão ao encontro do teu coração e fecho os olhos para te tocar. Em pensamentos, mas toco, e sinto que para sempre serei teu e que para sempre serás minha. Podes estar nos braços de quem quer que seja, mas sei que os teus primeiros pensamentos, ao acordar, serão meus. Tal e qual como será comigo, sem qualquer dúvida. Pode não ser nesta vida, mas um dia tu serás a minha vida. Não sei precisamente quando, mas os nossos caminhos um dia vão-se cruzar e aí vamos poder viver e partilhar este grande bonito e puro amor que sustenta os nossos corpos e os nossos corações.
Sei que daqui a umas horas terás uma aliança na asa. Fico feliz por saber que estás feliz e por saber que estás em tão boas mãos. Desejo do fundo do coração que o Rouxinol te possa dar a felicidade que infelizmente a vida não me deixa te dar.
Podemos ser as coisas mais diferentes do mundo, mas acredita, meu bem, que se é amor, apenas o sentimento importa, nada mais. O essencial é invisível aos olhos.
Acredito que vais guardar esta carta no teu cofre ( junto ao teu tesouro) e que a vais ler sempre que as coisas te correrem mal. Terás um apertozinho no coração, juntamente com umas lágrimas de saudade. Não preciso perguntar o que sentes, quando os teus olhos falam por ti. Quando me fitas com os teus olhos, tocas-me a alma.
Eu sei que és o amor da minha vida e que sempre serás. Um dia, eu sei que vou poder dar-te toda a felicidade que mereces. Até lá, vou desejando-te a maior das felicidades através dos meus pensamentos e desejos. Desejo esse abraço e esse toque a toda a hora. És mais que viva.
Um beijo com todo o respeito e carinho do teu gato que estará sempre contigo,

GATO MALHADO

( Nídia Santos – 8º A)




As turmas do 8º A e B estão a trabalhar a obra de Jorge Amado. Uma fábula espectacular sobre a discriminação e o preconceito. Foram feitos em sala de aulas diversos trabalhos, alguns ainda não estão concluídos.

Professora Ana Martins

0 comentários: