7 de dezembro de 2008

UMA LENDA INVENTADA


Contaram-me esta história sobre a origem da terra dos meus avós. Conta-se que, naquele tempo, a vida era muito, muito diferente. Na Terra dos Sonhos, os duendes eram os mais bondosos, pois aceitavam tudo o que lhes acontecia, coisas boas ou más. Já os outros bichinhos, das outras terras, pensavam ao contrário.

- Mãe, quando é que podemos ir visitar as outras terras? Principalmente a Terra da Imaginação, onde inventam tudo e mais alguma coisa… Deve ser…
- Ai, Verdina! Acorda filha, não podes sonhar tanto. Os bichinhos das outras terras não nos aceitam.

Na Terra dos Sonhos havia um grande problema: sonhavam demasiado. Então as coisas não corriam bem.
Estava uma bela noite e Verdina decidiu viajar até à Terra da Imaginação, já que a mãe não queria (o fruto proibido é o mais apetecido…).

­- Bem, que maravilha! – exclamou a Verdina.
- Mas o que é isto?! Que horror! Vá-se já embora! – disse alguém.
- Espere, eu só quero ver e perceber que tipo de terra é esta! – disse a Verdina entusiasmada. – Tem assim tanta imaginação esta terra?
- Mas que duenda mais engraçada. Já que insistes…- respondeu a Dona Amélia. – Chama-se Terra da Imaginação, pois nós aqui inventamos tudo, tal com uma máquina chamada computador, os carros, o avião… nós aqui temos tudo.
- Que lindo! Apesar de não saber o que significa esses nomes todos… - respondeu confusa Verdina. – Pois nós temos coisas diferentes, temos tempo para sonhar e divertirmo-nos com coisas simples como a dança da fogueira, as escondidas e o salto da árvore.

Verdina abriu, de repente, os olhos e percebeu que o seu mundo era mais divertido. TER TEMPO era fundamental! E na Terra da Imaginação, todos tinham pressa de imaginar e não pareciam divertidos.
Adivinharam: sou bisneta da Verdina e gosto de sonhar… e, às vezes, vou à Terra da Imaginação sem darem conta.

Daniela Stahi, 8º B

0 comentários: