7 de dezembro de 2008

Maleta Violeta (Várias histórias)


Era uma vez uma maleta violeta que vivia abandonada nas prateleiras de uma loja. Já lá estava há muito tempo e ninguém a comprava. As suas companheiras iam e vinham e ela continuava no mesmo sítio, ano após ano. Ela achava-se feia e sem graça.
Um dia porém, a sorte bateu-lhe à porta, pois pela loja passou uma famosa apresentadora de televisão que gostou muito dela e acabou por comprá-la. A partir desse dia, a vida da maleta violeta levou uma grande reviravolta: passou a frequentar, muitas vezes, o estúdio de televisão e tornou-se famosa por ser diferente das outras maletas. Acabou por ser famosa também, quando um realizador de uma telenovela resolveu dar o seu nome à dita e utilizá-la como adereço. Então apareceu a tiracolo da actriz principal e virou moda. Depois dessa telenovela, não havia quem não quisesse ter uma maleta violeta. A fábrica de malas passou a produzir, dia e noite, maletas violetas.

Pedro Ortet, aluno do actual 8º B ( texto produzido no final do ano lectivo transacto)


Era uma vez uma maleta violeta que estava esquecida no fundo de um velho armário no sótão da casa da minha velha avó de oitenta e cinco anos. Eu vou contar a sua história: num belo dia de Verão, estava eu em casa, sem nada para fazer quando, de repente, o telemóvel tocou e, do outro lado, ouvi a voz da mina avó a convidar-me para ir lá passar o dia. Ao princípio, não achei muito boa ideia, mas depois ela disse que, se eu quisesse, íamos para o seu sótão. Fiquei entusiasmada imediatamente, porque eu adorava aquele sótão, era um sítio cheio de histórias e de tesouros caídos no esquecimento do mundo.
Lá fui, muito contente, para a casa dela. Quando lá cheguei, a minha avó disse-me:
_ Despacha-te, vamos para o sótão.
Fiquei curiosa, a pensar nas coisas espectaculares que íamos descobrir. Talvez uma caixa especial, quem sabe se uma lâmpada mágica. A avó estava mais entusiasmada do que eu, parecia uma criança.
_ Vamos lá ver o que há aqui dentro desta gaveta, eu e o teu avô chamamos-lhe “ a gaveta mágica”, porque tem aqui grande parte da nossa vida, desde álbuns de fotografias, roupas…algumas roupas do nosso casamento.
_ Avó, olha, que maleta violeta é esta? - gritei.
_ É a maleta que usei quando fui de viagem de lua-de-mel com o teu avô António. Tem uma grande história. Quando saímos do avião, fomos de táxi para o hotel e a maleta ficou esquecida no táxi. Quando o teu avô e eu desfizemos as malas, reparámos que faltava a maleta e então como não nos lembrámos onde esta poderia ter ficado, decidimos esquecê-la. Só quando regressámos é que a vimos na secção dos perdidos e achados do aeroporto e fomos lá buscá-la. Rimos tanto desta situação!
_ Avó, tens objectos com tantas histórias no teu sótão. Quero voltar para me contares mais histórias.

Marisa Dias, actual 8º B (texto produzido no final do ano lectivo transacto)

0 comentários: