13 de abril de 2010

"A Gata Borralheira"


Lúcia viu-se no espelho e compreendeu que nunca se tinha enganado a si própria durante todos aqueles anos, tinho vivido com a obsessão de se vingar e agora tinha subitamente percebido que tudo fora em vão. Ela não mudara, ela continuava a mesma rapariga com medo do que pensavam sobre si. Vivia da opinião dos outros...

Lúcia saiu da sala e voltou para o salão de baile. Pegou num copo de champanhe e dirigiu-se para o centro da pista de dança. Todos a seguiam. Os seus sapatos pareciam incendiar a pista.

- Gostaria de fazer um brinde! - exclamou Lúcia, levantando o copo.

Todos os outros convidados se aproximaram com rostos curiosos e divertidos.

- E a que deseja brindar, querida Lúcia? - perguntou o dono da casa.

- Desejo brindar à felicidade que descobri hoje, nesta maravilhosa noite de Junho. Há vinte anos estive aqui, não tão bonita nem tão graciosa. Ninguém me seguia com o olhar, como hoje fizeram. Eu não era ninguém. Talvez alguns se lembrem de um sapato miserável que apareceu no meio da sala. Esse sapato era meu.

Os convidados expressavam rostos espantados e chocados.

- Sim, esse sapato era meu. Agora, como podem ver, construí um grande império, consegui triunfar! Mas do que é que isso me valeu? Não fui mais feliz, nunca me senti completa nem realizada. Porquê? Porque só hoje percebi o que muitos me tentaram dizer, que não devemos dar importância às aparências e "agarrar a nossa verdadeira vida". Foi um velho amigo que me disse isto e hoje, finalmente, descobri a grande verdade. - Lúcia sorriu e pousou o copo.

Os convidados continuavam mudos. Lúcia acenou ao marido e ambos abandonaram o baile. No caminho para casa, Lúcia pensou "Amanhã vou mandar pendurar o vestido na grande entrada para todos verem". A partir daí, Lúcia viveu uma longa vida e aprendeu o que era ser verdadeiramente feliz.



Inês Rocha

(8.º E)
-------
Nota: Foto de F Nando -"Exposição Joana Vasconcelos"

0 comentários: