14 de junho de 2009

Ousadia Científica ou Ousadia Marítima?


O Homem e a Lua… O Homem e os Descobrimentos… Qual delas terá sido a aventura mais ousada?
Bom… tanto uma como outra foram ousadas. Basta imaginar que, numa época muito limitada em termos científicos e de conhecimentos, D. Henrique impulsionou a conquista e descoberta da costa africana apenas com uns barcos de madeira…
Digo eu que terá sido a mais ousada, pois no séc. XV pouco se sabia acerca da real forma do globo. Como é que se pode fazer uma expedição sem saber o que vamos encontrar?
Claro que esse é todo o sentido da expedição mas, pergunto-me: Será que eles (os marinheiros)
queriam mesmo partir à descoberta? Partir para terras desconhecidas? Partir, talvez, para a morte?
Parece-me que não… Se, por volta dessa altura, se achava que os africanos eram negros devido à excessiva incidência de raios solares em África… como é que uns simples marinheiros queriam lá ir?
É por estas perguntas e estes factos que eu me atrevo a dizer que a época dos Descobrimentos foi a mais ousada.
Claro que o Homem chegar à Lua foi, como Neil Armstrong disse: “Um pequeno passo para o Homem, mas um grande passo para a Humanidade”. Nem eu me atreveria a dizer o contrário.
Apenas digo que, nesse século, o séc. XX, a investigação científica estava no seu auge!
Os cientistas passaram anos a estudar como fabricar todo o tipo de equipamentos que nos levassem ao Espaço.
É por isto que digo que os Descobrimentos foram, talvez, a época mais ousada da História da Humanidade.

Henrique Barbacena – 9º D
(A partir de um tema de Expressão Escrita – Exames de 9º Ano)

0 comentários: