29 de janeiro de 2008

Um Encontro Chocante

Um Encontro Chocante


Numa noite chuvosa de Inverno, em Paris, Picasso e Esopo iam a caminho de um museu. Iam os dois com muita pressa, pois estavam a ficar atrasados, quando, de repente, numa rua muito estreita… Pum!! Chocaram um contra o outro e reconheceram-se:
−Tu não és o meu grande e velho amigo Picasso? − perguntou Esopo.
−Sim, sou! E tu quem és?
−Sou o teu grande amigo, o Esopo!
−Ah! Já me lembro! Sabes, foram muitos anos sem nos vermos… velhos tempos. – exclamou Picasso.
E pelo caminho, até ao museu:
−Então… conta-me lá! Como vai a tua grande obra? − perguntou Esopo.
−Olha, o meu trabalho está dividido pelos seguintes períodos: o azul, entre 1901 e 1904; o rosa entre 1905 e 1912; o africano entre 1908 e 1909; o cubismo analítico, entre 1909 e 1912 e o cubismo sintético entre 1912 e 1919.
−Ena pá! Grandes períodos de obras!
−Agora, conta-me lá tu!_ disse Picasso.
−Dizem que nunca escrevi histórias. Não sei verdadeiramente se fui eu que as escrevi ou não. Mas contei-as ao povo. Contei algumas, como por exemplo O Cão Raivoso, O Cervo Doente, O Leão Apaixonado, e outras…Mas a mais conhecida foi O Leão e o Rato. − disse Esopo.
−Olha que tu também…! Agora já nem sabes se foste tu que escreveste ou contaste… que cabeça a tua!_ exclamou Picasso.
−Mas tu nem sabes a melhor! Sabias que eu ao longo destes anos sem nos vermos, viajei pelo mundo antigo e conheci o Egipto, a Babilónia e o Oriente?
− Juras?!!
−Bem… olha, vamos ter que ir. A conversa estava a ficar interessante, mas parece que vais por esse lado do museu e eu vou por este. − disse Esopo.
− Ok, então vai lá. Depois, temos de nos voltar a reencontrar.
−Depois combinamos isso. Adeus!
−Adeus, amigo.

( Ana Patrícia e Jessica Madeira, da 7º B, a partir da leitura e apropriação das biografias de Picasso e de Esopo, orientadas pela professora Ana Martins)

0 comentários: