28 de janeiro de 2008

Encontro Inesperado em Alcochete


Encontro Inesperado em Alcochete


Numa bonita manhã de Agosto, em Alcochete, na rua da Praceta, Picasso andava a passear. De repente, cruzou-se com Esopo!
_ Olá, como estás meu velho amigo? – perguntou espantado, Picasso.
_ Estou muito bem, obrigado. E tu, meu velho amigo? – respondeu Esopo.
_ Com cento e vinte e seis anos, mas bem.
E lá foram eles almoçar ao Barrete Verde, onde tiveram uma longa conversa:
_ Como é que vão teus os quadros, Picasso?
_ Ora, eles desde que se tornaram conhecidos, não querem outra coisa. E as tuas fábulas?
_ Bem, são muito famosas, parece que me tornei muito famoso.
_ Porquê?
_ Porque fui o primeiro fabulista da História. A minha fábula mais famosa foi
“ A Cigarra e a Formiga”. Aliás, qual é o teu quadro mais famoso?
_ Foi “ Guernica”, sabes pintei sobre a guerra civil de Espanha.
_ Ah sim, também tiveram uma guerra civil?
_ Claro que sim…
_ Porquê?
_ Por causa de uma questão política entre monárquicos e republicanos… não sei bem.
_ Ah…
Mais tarde, o pintor e o escritor foram ao Freeport lanchar. Depois de lanchar, foram a uma exposição de arte.
_ Vamos lá ver se há quadros meus. – disse convincente Picasso.
_ Pois, depois podemos ir a um local para vermos as minhas fábulas? – perguntou Esopo.
_ Claro! Podes comprar um livro.
_ Livro? O que é isso?
_ Não sabes o que é um livro?
_ Não, no meu tempo só havia manuscritos!
_ Então, um livro é uma coisa com várias páginas e é onde se guarda “ ideias muito importantes”. É difícil explicar. Acho que vamos encontrar um livro com as tuas fábulas.
_ Ah é? E como é que se chama?
_ Chama-se “ Contos e fábulas de Esopo”.
Depois da exposição de arte, foram a uma livraria. Entraram e Picasso disse:
_ Olha, está aqui um livro com as tuas fábulas!
_ Onde? Onde?
_ Ali.
_ Já vi! Muito giro. Vou comprar.
_ Tens dinheiro contigo? Euros?
_ Já sei o que são moedas. Tenho.
Assim foi um dia bem passado por Esopo e Picasso.

( João Justino e João Boieiro, 7º B, trabalho orientado pela professora Ana Martins, em Língua Portuguesa, a partir da leitura das duas biografias)

0 comentários: