7 de agosto de 2008

CARTA DE FRANCISCO DE CAMPOS À FAMÍLIA









Évora, 10 de Julho de 1580

Queridos filhos e esposa,

Estou-vos a escrever esta carta, porque estou gravemente doente, tenho peste e já não tenho muito tempo de vida. Também estou a escrever esta carta para vos dizer que tenho muitas saudades vossas, e que gosto muito de vocês. Tenho pena por não nos voltarmos a ver, por isso foi esta a maneira que arranjei para me despedir de vós.
Peço que nunca me esqueçam, pois estarei sempre convosco no vosso coração. Poderão ver obras minhas na Sé de Évora e também no Museu Regional de Beja, poderão também ver a bandeira da Misericórdia de Alcochete que pintei em 1560 e que contém imagens da nossa Senhora da Misericórdia e de Nossa Senhora da Piedade.
Lembro-me dos momentos que passámos juntos no meu atelier em Lisboa e quando íamos de barco para Alcochete – saíamos na Aldeia Galega, lembram-se? A bandeira da Misericórdia foi um dos meus trabalhos mais difíceis por ser a primeira a ser feita, pois não sabia o que lá pôr na bandeira. Depois de falar com os irmãos, acabei por escolher a imagem da Nossa Senhora da Misericórdia (em proporções grandes), com o manto aberto e suspenso por dois anjos; o manto cobre dois grupos sociais distintos: do lado direito a realeza, personalizada pelo Rei D.Manuel e pela Rainha D. Leonor e, do lado esquerdo, o clero, personalizada pelo bispo, pelo papa e por um cardeal. Desenhei mais facilmente a Nossa Senhora da Piedade, já tinha visto tantas!
Espero que gostem de tudo o que fiz e que procurem conhecer bem o que fui fazendo em todos estes anos. Tenho ainda obras minhas na Ermida da Boa Nova, no Alandroal; na Igreja Matriz de Góis, em Coimbra, e ainda no Museu de Lagos. Deixo-vos tudo isso em testamento.
Assim me despeço de vós, beijando-vos com muitas saudades,

Francisco de Campos

(P.S. estarei sempre convosco, no vosso coração)

0 comentários: