30 de novembro de 2007

Lápis mágico..



“Eu tive um aluno que dizia que tinha um lápis mágico, que o lápis dele escrevia coisas que nem ele sabia que sabia. Eu acho um espanto e, realmente, isto é o princípio da escrita.”


Maria Alberta Menéres

Atrás de cada palavra se esconde um mundo...


A Língua Portuguesa não é um corpo morto, nem um lago de água estagnada - é uma matéria viva que temos de trabalhar e amar.

Como se começa a escrever? Atrás de cada palavra se esconde um mundo. Cada uma é um sinal e um marco, uma porta aberta para tudo ou um floco de neve que vemos tombar.

O que é preciso é saber olhar o que nos rodeia, é não ter medo de entrar neste mundo que é nosso - este mundo que se por vezes tocamos superficialmente, outras vezes queremos rasgar para ver como é por dentro!

Olhar o dia como se fosse uma árvore - à superfície a casca envolvendo o tronco - lá dentro a seiva e os veios - a raiz...

Falemos da casca e da seiva. Falemos de tudo. De tudo o que se pode falar. É o nosso olhar que vê e descobre, é a nossa voz que diz, é a mão que escreve.
Por isso, quando há pouco tempo um jovem me disse que tinha muitas coisas para dizer, mas não sabia como havia de começar a escrever, eu só quis dizer-lhe: “Sabes como hás-de começar? É começando!”

Ao principio talvez seja difícil - mas se não tentarmos, como conseguiremos? As palavras existem: elas riem, saltam, brincam, sentam-se nos passeios das ruas por onde passamos.
Vamos pegar nelas e com elas dizermos o que pensamos, jogar com elas, dar-lhes o sentido do que sentimos.

Maria Alberta Menéres

BLOG que vai crescer...



Colegas, aqui vai ser o nosso cantinho de escrita!

Beijos*

Fátima